Blog - Diferença entre um Servidor e Computador
Diferença entre um Servidor e Computador
Qual a real diferença de um servidor para um computador? Hoje é muito comum vermos empresas que utilizam computadores como servidor. O mais incrível que eles utilizam o computador para qualquer função. Funções que somente um servidor deveria realizar.
Computadores
Para que realmente o computador foi feito? Bem a resposta é muito simples, ele foi feito para trabalho. Vamos considerar as seguintes perguntas e respostas abaixo:
- Quantas horas uma pessoa trabalha?
R: De 8 à 12 horas por dia, dependendo da área de atuação. - Quando a pessoa vai embora o que ela costumeiramente faz?
R: Desliga tudo o que estava utilizando.
- Quantos dias da semana uma pessoa trabalha?
R: De 5 à 6 dias por semana.
Então de maneira prática esse computador só trabalha 12 horas por dia e 6 dias por semana, se contarmos no limite.
O computador Desktop ou Notebook foi desenvolvido para trabalhos rotineiros. Trabalhos que demandam pouco da máquina. Demandam pouco de processador, memória e HD.
Para termos uma noção simples já temos uma discrepância muito grande entre Desktops e Notebooks. Essa discrepância começa nos HD, ou discos rígidos onde ficam armazenados todas as informações do computador. Á título de informação a velocidade de um HD de Desktop é 7.200 RPM, já a de um Notebook é de somente 5.400 RMP. Talvez esteja pensando, mais isso não interfere em nada!!! Já se perguntou o porque de seu Desktop ligar mais rápido, mesmo que ele tenha uma tecnologia inferior a de seu Notebook?
Servidores
Agora vamos falar sobre os servidores, suas tecnologias e para que realmente foi projetado.
Um servidor tem plena capacidade para processar inúmeros dados simultaneamente, além de memórias e HDs muito melhores que um Desktop ou Notebook. Ele foi projetado para ter peças redundantes, como por exemplo, fontes de alimentação, processadores e slots de memória que trabalham de maneira individual.
Além disto, eles possuem tecnologia que somente de algum tempo para cá que estão sendo implementadas em Desktops. Vamos falar sobre algumas delas no próximo post, mas à título de informação os servidores já possuíam a tecnologia RAID.
Peças
A robustez das peças de um servidor é muito superior a de um Desktop ou Notebook. Hoje ainda temos servidores com Pentium 4 ainda em funcionamento e desempenhando um excelente papel. Infelizmente não conseguimos ver nenhum computador Pentium 4 com sistemas operacionais atuais funcionando, muito menos realizando as mesmas tarefas com tanta rapidez como antigamente.
Sistema Operacional
O Sistema Operacional desenvolvido para Desktops e Notebooks é diferente dos desenvolvidos para Servidores. Apesar de podermos e até conseguirmos instalar ambos sistemas operacionais em ambas as máuinas, muitas vezes veremos que o desempenho é muito abaixo do que foi esperado. Além dos Drivers serem específicos para seus sistemas operacionais, o que dificulta o bom funcionando do sistema e do hardware.
Capacidade de Expansão
A capacidade de expansão de um servidor também é incomparável. Alguns servidores podem expandir suas memórias em até 128 gigas, além de terem 2 processadores e baias para até 10 discos, HD. A velocidade para armazenar e procurar informações são rápidas, um único HD de servidor pode chegar facilmente em até 15.000 RPM.
Redundância
Falamos anteriormente da tecnologia RAID, essa tecnologia, quando bem configurada, consegue salvar suas informações mesmo que um dos HDs presentes no servidor queime. Além disto, um servidor contém 2 fontes, caso uma delas queime ele ainda continua a funcionar.
Apesar de hoje em dia termos essas tecnologias nos Desktops e em alguns Notebooks, não podemos comparar um Desktop à um Servidor, muito menos um Notebook. Além disto um servidor e suas peças foram desenvolvidas para funcionarem 7/24/365, coisa que nenhum outro hardware para uso doméstico ou empresarial foi desenvolvido.
Vamos falar no próximo post mais sobre Servidores, iremos nos aprofundar nos serviços que ele poderá dar a sua empresa, além dos benefícios de curto a longo prazo.