Blog - Infraestrutura de TI
Infraestrutura de TI
Muitas empresas pensam que infraestrutura só envolve o cabeamento de redes e de telefonia. Mas a Infraestrutura de TI envolve muito mais que cabeamento.
Mas o que realmente envolve a Infraestrutura de TI?
A Infraestrutura de TI envolve todas as áreas pertinente de TI que são as seguintes áreas:
- Sistemas: é responsável por cuidar ou até mesma desenvolver novos sistemas para empresa.
- Infraestrutura: é responsável por cuidar do cabeamento, ou supervisionar empresas terceiras que a façam, e também implementar, zelar e preservar a infraestrutura atual, o que inclui os Servidores e seus serviços, a Rede e a segurança da mesma.
Há empresas que possuem outros setores, como o pessoal direcionado para segurança e testes de novos softwares. Mas basicamente essas duas áreas são as mais encontradas hoje.
Mas o que é realmente necessário para ter uma Infraestrutura de TI sólida?
Para se ter uma Infraestrutura de TI sólida sua empresa necessita de 2 coisas importantes:
- Pessoal qualificado. Sem pessoas o seu TI não terá uma base sólida para funcionar de maneira adequada. Falaremos sobre este ponto em posts futuros.
- Equipamentos. Os equipamentos são essenciais para uma Infraestrutura de TI sólida, e é desse ponto que trataremos a partir de agora.
Quais os Equipamentos necessário para ter uma Infraestrutura de TI sólida?
Vamos listar alguns equipamentos e informações necessárias para ter uma Infraestrutura de TI sólida:
- Servidores – Eles são essenciais, pois com eles você terá uma infraestrutura única, onde poderá ter seus sistemas, arquivos e controle de acesso centralizado, dando segurança e estabilidade a empresa
- Cabeamento – Este eu creio ser o ponto mais delicado, pois muitas empresas optam por realizar o cabeamento mais barato, mas o que muitos se deixam levar é que o barato pode sair caro. Vamos dar um exemplo:
O Cabeamento é um dos principais meios de transporte de dados da sua empresa. Nós acreditamos que a informação é de vital importância para sua empresa. Então quando opta por um cabeamento mais barato, incluindo até mesmo mão de obra, você acaba colocando em risco os dados da sua empresa, pois os mesmos podem chegar até seu destino corrompidos, sites que não carregam e muitos outros problemas. Como exemplo: Problemas no envio e recebimento de e-mails, e-mails que não abrem tanto na sua caixa de entrada como no destinatário, arquivos que quando abertos informam que devem realizar uma recuperação.
Estes são apenas alguns pontos de um cabeamento realizado de maneira errada. - Dispositivos de Rede – Estes incluem os seguintes equipamentos como Switch, Roteadores, aparelhos Wi-Fi e Firewall que será abordado posteriormente. Estes também são um ponto delicado, pois estes são a conexão entre, servidor e computadores. Estes se não forem dimensionados e terem uma boa qualidade a empresa também terá os mesmos problemas descritos acima.
Nós próximos posts iremos nos dedicar a falar mais sobre servidores e seus serviços. Também começaremos a falar sobre problemas ocasionados com uma rede problemática e como conseguir corrigir esses problemas.