Blog - O que é Auditoria?
O que é Auditoria?
Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.
A auditoria em especifico que falaremos hoje e de seus malefícios se não houver hoje são de serviços e dados da sua empresa. Essa auditoria é realizada nos arquivos, banco de dados e serviços entregues pelos servidores e como eles estão sendo utilizados.
Há uma grande dificuldade das empresas hoje saber quem é que tem acesso a seus dados, mesmo dentro da empresa. Muitas vezes dados que não deveriam estar a disposição de certos colaboradores acabam nas mãos deles.
Quais são alguns dos problemas de não ter uma auditoria de seus servidores?
- Como saber quem tem acesso ao que? Como saber quem copiou, recortou, excluiu ou até mesmo moveu o arquivo de lugar? Para onde foi o arquivo? Essas são as perguntas mais frequentes que ouvimos quando chegamos em uma empresa sem Auditoria.
- Como saber quais serviços estão funcionando corretamente? Muitas vezes não há como definir o que está ou não funcionando da maneira correta.
- Como saber quem tem acesso ao que dentro do próprio TI? Muitas empresas não sabem qual o nível de acesso de seus colaboradores de TI tem dentro da empresa, ou pior, nem sabem quem fez alterações que prejudicaram o andamento da empresa.
A auditoria é uma ferramenta essencial que uma empresa de pequena, média ou grande porte necessita. Tando a auditoria com a ferramenta de monitoramento em tempo real do seus equipamentos de TI, iram fazer com que sua empresa nunca pare.
Mas quais os benefícios tem uma Auditoria? O que ele Audita? No próximo post responderemos a essa pergunta.