Blog - O que é Virtualização?
O que é Virtualização?
A Virtualização é o processo em criar sistemas, softwares ou hardwares em plataformas virtuais, em vez de plataformas físicas.
O exemplo ao lado mostra claramente como funciona a Virtualização. Na primeira imagem vemos um servidor utilizando somente 15% de sua capacidade, desperdiçando assim 85% da sua capacidade.
Já a imagem do lado esquerdo mostra como funciona a Virtualização. No segundo servidor se utiliza toda sua capacidade. Isso leva a melhor desenvoltura de seus aplicativos e sistemas. Além de proporcionar segurança, estabilidade e escalonabilidade a seus aplicativos, sistemas e recursos do servidor.
Quais os tipos de virtualização?
Existe a virtualização de servidores, desktop, redes e armazenamento. Na virtualização de servidor temos como exemplo a imagem acima, e tem como objetivo diminuir custo em compras com novos servidores para funcionamento de seus aplicativos.
A virtualização de desktop segue praticamente a mesma linha dos servidores. A diferença é que o desktop, ou a aplicação poderá ser aberta em qualquer dispositivo, o que inclui Thin Client, tabletes com Android ou iPad, tornando o trabalho mais fácil e eficaz.
A Virtualização de redes é muito utilizada em ambientes virtualizados, proporcionando mais placas de redes virtuais para seus dispositivos, ou sistemas virtuais. Isso faz com que a quantidade de placas de redes físicas sejam menores que a quantidade de aplicativos ou sistemas instalados no seu hypervisor.
E a quarta virtualização é a de armazenamento de dados, utilizadas por storage ou sistemas de backup, o que faz com que tenha o máximo de desempenho dos discos, processadores e memórias no momento da transferência dos backups para os discos.
A virtualização agregada de todos esses recursos em uma rede trás estabilidade, segurança, rapidez, robustez e escalabilidade na sua infraestrutura de TI.
No vídeo abaixo a VMware dá uma visão ampla sobre a virtualização:
Benefícios da Virtualização
A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, permitir uma economia significativa. A implantação de cargas de trabalho é mais rápida, o desempenho e a disponibilidade são maiores e as operações se tornam automatizadas. Tudo isso resulta em uma TI mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar. Os benefícios adicionais incluem:
- Reduzir despesas operacionais e de capital.
- Minimizar ou eliminar o tempo de inatividade.
- Aumentar a produtividade, a eficiência, a agilidade e a capacidade de resposta da TI.
- Aprovisionar aplicativos e recursos mais rápido.
- Ativar a continuidade de negócios e a recuperação de desastres.
- Simplificar o gerenciamento de data centers.
- Crie um data center real definido por software
Não é Cloud Computing
Cloud Computing é diferente da virtualização. Apesar do cloud computing ser baseado em virtualizadores o mesmo não pode se referir a virtualização, pois o cloud computing proporciona a sua infraestrutura os sistemas e/ou dados via internet.
Para ter uma visão melhor sobre cloud computing você poderá ver mais em nosso blog na categoria Cloud Computing.