Entre em contato conosco 11 3090-5200
Openstack

Openstack – A melhor e mais poderosa solução para gerenciamento de nuvem pública e privada

O Openstack oferece uma plataforma em infraestrutura flexível que é aplicada sobre o hardware. Por ser flexível o Openstack contém inúmeras ferramentas que podem ser colocadas ou não em produção..

O Openstack é uma plataforma open source, e seus aplicativos também é open source. O mesmo pode ser aplicado em Clouds Públicas ou Privadas.

Mas como funciona o Openstack?

O Openstack utiliza uma série de scripts. Por sua vez estes scripts são retransmitidos para serem executados, o que no final cria-se uma Cloud. Para realizar estes procedimentos o Openstack se utiliza de duas ferramentas muito importantes:

  • Um Hypervisor – Hyper-v, VMware e KVM para instalação das máquinas virtuais;
  • Um servidor Linux – Para realização e execução dos scripts no Hypervisors;

Por exemplo: O Openstak não realiza nenhum tipo de virtualização, mas cria o ambiente para Cloud, ou seja, ele consegue orquestrar inúmeros hypervisors para entregar uma Cloud Pública ou Privada. O Openstack é instalado e executado em Linux devido à decisão da RackSpace e da NASA com o intuito de lança-lo como um software Open Source.

Por este motivo o Openstack se torna a melhor ferramenta Open Source de gerenciamento de nuvens, seja ela publica ou privada. Trazendo controle e flexibilidade de crescimento para os Administradores e usuários finais.

Como usar o Openstack?

Clouds Públicas

Com a crescente demanda de nuvem o Openstack se tornou a melhor plataforma de gerência de cloud pública. Independente do tamanho da sua empresa, multimilionárias ou startup, o Openstack tem a capacidade e recursos para competir com as maiores clouds hoje existentes.

Clouds Privadas

Com a demanda crescente em virtualização, muitas empresas focam em trocar todos os servidores, que estão instalados fisicamente para o virtual. Com a ajuda do Openstack a 451 Research constatou uma ampliação de 6% em máquinas virtuais em ambientes, o que por sua vez otimizou a utilização de hardware.

Recursos de uma grande e robusta solução

Nova

O Nova é o recurso que realiza a conversa do Openstack junto ao Hypervisor. Com isto o Openstack pode lançar uma nova instância e configurar a memória e processador necessário.

Neutron

Um dos mais essenciais serviços do Openstack. O Neutron é o responsável pela conexão de todos os serviços do Openstack, além da conexão das máquinas virtuais com a rede externa e interna.

Cinder

O Cinder é o responsável pelo armazenamento, agregando Storages através de sua API. Isto facilita na hora de instalações que dependem de Storages como blocos de armazenamento.

Glance

Já imaginou em instalar um SO com apenas um click? Com o Glance você pode realizar este serviço, além de Snap shots e backups, e recuperar o cenário em questão de minutos. Além de clonar o ambiente em execução.

Keystone

Um dos recursos mais importantes. O Keystone foi desenvolvido para autorizar ou não, todos os serviços do Openstack. Ele também armazena todos os endpoints de serviços.

Swift

Swift é um serviço de armazenamento de objetos muito tolerante a falhas. Ele armazena e recupera objetos de dados, estruturados ou usando uma API.

Converse com um de Nossos Especialistas

Detto tem uma equipe aguardando seu contato para poder lhe ajudar com o Openstack a melhor ferramenta de cloud Open Source.