Blog - Wi-Fi – Suas tecnologias e dimensinamento
Wi-Fi – Suas tecnologias e dimensinamento
Hoje é muito comum terem áreas com redes Hotspot, ou empresas que liberam de forma gratuita, com cadastro antecipado, acesso à internet Wi-Fi. Mas quais são os desafios de dimensionar uma rede Wi-fi? Quais as tecnologias hoje existentes para redes Wi-Fi? Todos os aparelhos são ideais para todas as redes Wi-Fi?
Um Problema sem fim
Muitas, ou inúmeras vezes, somos confrontados com aparelhos que não atendem a atual demanda por dados via ar, Wi-Fi. Eles travam, tem limitações da quantidade de aparelhos conectados a ele, auto se reconfiguram, ou até mesmo queimam sem mais sem menos.
Além disto, as informações descritas nos manuais, no site do fabricante, e até mesmo na caixa, deixam a desejar, pois são muito técnicas, e muitas vezes faltam informações essenciais para ter uma noção básica do que realmente precisamos.
Temos mais um agravante. Muitas vezes, temos tecnologias novas que nem sempre são divulgadas, ou são pouco conhecidas, seja você um técnico em TI ou apenas um usuário que quer saber qual o melhor aparelho comprar.
Neste post, iremos dar algumas dicas valiosas para você ter um Wi-Fi que corresponda a sua expectativa. Mas devemos lembrar, que por ser uma rede que não utiliza meios físicos para se conectar e passar dados, ela pode sofrer interferências, por isso eremos abordar algumas dicas e táticas para melhor qualidade e navegação do seu aparelho Wi-Fi.
Como dimensionar?
Creio que esse é um ponto muito importante. Como eu, um técnico ou usuário final, posso dimensionar minha rede Wi-Fi? Bem existem alguns itens que podem te ajudar nisto. Recolha as seguintes informações:
- Número de dispositivos que serão conectados ao seu aparelho Wi-Fi.
- Qual a área ao qual você quer atingir?
- Quantos pontos de interferências irá ter? Como paredes, colunas, colunas de ferro, vidro, drywall e etc.
Estes são os itens básicos para começarmos a planejar o seu aparelho Wi-Fi
Há inúmeros cálculos que podem ser realizados para ter uma base de como realizar este procedimento. Cálculos estes que muitas vezes são complicados para serem realizados ou até mesmo entendidos. Por isso, para ser prático, vamos analisar os dados que o fabricante nos informa. Assim será mais fácil você identificar qual melhor aparelho se encaixa melhor:
Tecnologias
Potência de Transmissão: A potência de transmissão é uma informação muito importante. Pois quanto maior for a potência de transmissão mais longe e forte irá o sinal de Wi-Fi
Padrões Wireless: hoje temos 2 padrões. IEEE 802.11ac/n/a 5GHz e IEEE 802.11b/g/n 2.4GHz. Esses 2 padrões, especialmente o de 5GHz, é um dos mais recentes. No entanto, somente alguns aparelhos tem capacidade de leitura nesta frequência. Por ela terá qualidade, estabilidade e transferência de dados mais altas. Esse tipo de tecnologia se chama Dual Band, pois possui a tecnologia com 2.4GHz e 5.0GHz.
Antena: Quanto mais melhor? Não necessariamente. A antena é um item importante, no entanto, quando maior for o db (decibéis) dela melhor a entrega de dados. Devemos lembrar que não adianta ter uma antenas de 5db se seu aparelho Wi-Fi só entrega 3db para antena.
Sensibilidade de Recepção: Um item a ser considerado e muito bem avaliado. Quanto mais taxas de sensibilidade houver melhor. Mas lembrando, essa tabela começa costumeiramente com -72db, quanto mais negativo, menor será a taxa de transferência, no caso se for -92db ele terá uma taxa de sinal e transferência muito inferior que um aparelho que estiver com -72db. Só a título de informação, é que quando menor for o db (decibéis) maior será a impedância, ou seja, mais interferência ou resistência o sinal terá para se propagar.
Infelizmente os aparelhos hoje vendidos, não vem indicando até quantos dispositivos podem ser conectados simultaneamente no aparelho Wi-Fi. Isso dificulta na hora de adquirir um aparelho. Mas a título de informação, os testes realizados em vários aparelhos Wi-Fi o número vai de 15 a 30 dispositivos por aparelho Wi-Fi, para uso doméstico.
Então isso significa que posso colocar até 15 dispositivos no meu aparelho Wi-Fi e ele irá funcionar normalmente? Não. Isso se deve, pois, muitos aparelhos quando tem vários dispositivos conectados nele, o mesmo vai dividindo a taxa de transferência e a qualidade do sinal. No entanto, há aparelhos no mercado que já atuam com a taxa de transferência e qualidade iguais para todos os dispositivos conectados nele.
Programas
Existem diversos programas na internet e aplicativos de celular que poderão te auxiliar na verificação do Wi-Fi que você tem em sua casa. Assim poderá analisar se precisará trocar, reconfigurar ou colocar mais um aparelho. Essa análise tem de ser feita, principalmente se houver muitos obstáculos como paredes, drywall, vidros, colunas, colunas de ferro e etc.
Alguns programas que você poderá baixar para realizar teste seria:
Wifi Anayser para Android e InSSIDer para Windows.
Aparelhos
Além do mais, hoje temos 3 tecnologias muito utilizadas, que no caso é o roteador, Access Point e o Repetidor. Todos eles têm funções, atuações e locais diferentes para serem colocados e configurados.
O roteador é muito utilizado para redes pequenas, que no caso seria residência, ou pequenos escritórios, com no máximo 15 dispositivos e 2 salas de pequeno porte.
Já o Access Point pode ser utilizado para fins residências ou pequenos escritórios. No entanto, ele é muito utilizado em grandes redes. O mesmo não tem as configurações do roteador, o que na prática necessita de um roteador, firewall ou sistema operacional, que possa auxiliar ele no trafego de dados.
O repetidor é utilizado juntamente com o roteador. Como o nome já diz ele repete o sinal do roteador para ter uma área de cobertura maior. Mas mais uma vez lembrando, quanto mais dispositivos conectados menos banda de transferência e velocidade.
Lembre-se: para ter um sinal forte e bom, coloque ele na altura dos olhos, em mais ou menos a 1,70m de altura, e em uma área limpa de obstruções.
Solução Empresarial
E para minha empresa como posso arrumar o Wi-Fi? Ele fica travando, com velocidade muito abaixo e qualidade de sinal horrível.
Hoje em dia temos aparelhos voltados para uso residencial e para uso empresarial. No entanto, o que vemos muito, é aparelhos residenciais colocados em empresas. O que prejudica o desempenho do aparelho e atrapalha a produtividade dos funcionários.
Para resolver o problema na sua empresa é necessário realizar um site survy. Este processo irá analisar através de uma ferramenta qual a melhor solução, quantos aparelhos serão necessários e qual capacidade eles precisaram ter.
Esse processo visa você que é empreendedor, não sair tendo custos desnecessários. Será entregue um relatório com a análise realizada, podendo assim ser avaliado melhor os pontos, onde serão necessários ou não, os aparelhos a ser adquirido e as configurações necessárias.