Blog - Quais os desafios de ter um TI interno?
Quais os desafios de ter um TI interno?
Especialistas, e a falta deles
Como sabemos a área de tecnologia é muito grande, e assim como a área médica tem seus especialistas na tecnologia é a mesma coisa. Só a título de informação nós temos hoje 5 especializações, e dentro delas há inúmeras outras, pois existem ferramentas que precisam de certificação e seus próprios engenheiros. Vamos dar 2 exemplos:
- Servidores: Um especialista em servidores tem que estar atento a inúmeros fatores como novas tecnologias em hardware (parte física do servidor, o que vemos), e também na parte de software (o sistema operacional). Então, ele tem que estudar, entender e muitas vezes realizar treinamentos com o fabricante, para ver qual dessas tecnologias vão ser melhores aplicadas no cenário da empresa. Este mundo está em constante mudança, principalmente na parte de software, onde as mudanças ocorrem com mais frequência, deixando muitos técnicos parados no tempo.
- Segurança: Eu creio que está é a área que mais tem que estudar e ficar atento. Após a aplicação da LGPD, este profissional tem que se manter extremamente qualificado, pois ele é o responsável por manter os dados da sua empresa seguros. Ele tem que estar atento, quase que diariamente, contra novas tentativas de invasões, novos vírus e novas tecnologias. Assim como o especificista em Servidores, ele precisa estar sempre atualizado com as vacinas e appliance (hardware utilizado pelo sistema de segurança), tirando com frequência certificações e realizando treinamentos.
Aqui mencionamos somente 2, mas na parte de TI, no caso infraestrutura, ainda temos o gestor da área que tem de estar atento a todas as mudanças de mercado para implementar a melhor tecnologia na empresa, o pessoal do suporte, que precisa de treinamento e qualificação para resolver novos problemas e os atuais, o pessoal de Cloud para colocar as aplicações necessárias na nuvem, o especialista em backup, para guardar e proteger seus dados. Não ter estes profissionais qualificados, fara com que sua empresa não cresça e fique para trás.
Atualização e treinamento
Como dito no tópico anterior, para ter profissionais internos eles precisam ser qualificados, e de tempo em tempos eles precisam renovar suas certificações e realizar novos treinamentos. Então ter estes profissionais qualificados e treinados é de suma importância.
Mas quando você tem um TI interno, e sua empresa não é focada em tecnologia, isto é um tanto desafiador. Isto porque está área não é foco do seu negócio, e apesar de o TI ser importante para seu negócio, já que sem ele você não recebe e-mail, seu site fica fora do ar, perde arquivos e fica com colaboradores inoperantes, pois está aguardando algum tipo de suporte, ele não é seu carro chefe. Além disto, treinamentos e qualificações são muito caros para empresas ao qual querem focar única e exclusivamente em core bussiness
Encargos
Além do salário do funcionário, a empresa tem que arcar com todos os benefícios, como férias e outros. Se a empresa tiver uma demanda que precisa ser resolvida imediatamente e não possuir o corpo técnico adequado, ela terá que realizar uma contratação temporária ou remanejar internamente seus colaboradores. Independente qual seja o problema a resolver, ambos os casos são desfavoráveis para o caixa da empresa.
Que tal ter um TI qualificado?
Se você já notou que ter um TI interno na sua empresa não vai atender sua demanda, além de tomar uma parte valiosa dos recursos da empresa, creio que esteja na hora de você ter um suporte de qualidade conosco da Detto.
A Detto, tem um Suporte em TI que acompanha a demanda da sua empresa, além de qualificar e treinar seus especialistas. Nossa expertise em gestão, resolução de problemas e novas tecnologias, tem ajudados nossos clientes a crescerem, terem redução de custos e aumentar a produtividade interna.